quarta-feira, agosto 17, 2005

Faixa de Gaza

O conflito israelo-palestiniano deve ser talvez o mais complicado e um dos piores conflitos de sempre. Chegou a um ponto em que quase podemos aplicar aquele provérbio popular: "Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Para mim, aqui é óbvio que os Palestinianos têm toda a razão, visto os israelitas estarem sob território ocupado e contra isso, venha quem vier, não há argumentos. Acontece que a forma de luta dos palestinianos é de lamentar tendo em conta os milhares de inocentes que morrem vitimas, muitas das vezes, de fanatismos. Mas não é o que acontece em todas as guerras? Não são todas ou quase todas as guerras por causa de fanatismos ou factores semelhantes? E se podemos criticar os ataques terroristas dos palestinianos (notar que todos os ataques são dentro dos territórios em causa) porque é que teimamos em ser condescendentes com os ataques de outros países só porque não são do tipo terrorismo mas sim bélico. Haverá alguma diferença? Ok… não morrem inocentes! Certo e acho isso muito válido. Mas não serão quase todos os militares que andam nas guerras uma cambada de burros inocentes? A mim quer-me parecer que sim.
Ainda noutro dia ouvi um cidadão americano, burro, como é já apanágio deles, a dizer que foi militar durante 28 anos, já perdeu um filho na guerra e que o outro filho também está quase em idade de ir defender o país. Se morrer não faz mal. Pelo país podia morrer a família toda. Enfim…

P.S. Algo me diz que depois da retirada israelita… vai acontecer mais um atentado feito não sei por quem mas com culpas atribuídas aos palestinianos de forma a dar argumentos para Israel atacar de forma brutal e assassina… até porque depois do que aconteceu no Iraque deve-lhes custar muito ficar atrás dos E.U.A.

P.S.2 O que podemos concluir desde já é que se o Sharon decidiu recuar… é porque de alguma forma reconhece razão ao povo da Palestina. Tanta gente morta por causa deste carniceiro e vai-se a ver… nem era preciso!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não podias estar mais certo!!

Anónimo disse...

ei.. então?? bem o stor pensa exactamente da mesma forma q eu e acredite q s israel recuou é porque sharon tem alguma carta na manga e vai fazer alguma coisa e além do mais israel quer ficar com jerusalém e por isso retira a ocupação s uma lado para reforçar no outro... mas é mesmo dos conflitos mais dificeis d concluir... fique bem [ ]

D. disse...

eu vi esse americano a falar e pouca diferença há entre ele e os homens bomba... Só por dizer que os homens bomba são pessoas que entrem em pleno desespero... Se ocupassem a minha terra eu era talvez capaz de cometer essas loucuras...