segunda-feira, novembro 06, 2006

Wikipedia - Ermesinde

Wikipedia é das coisas mais brilhantes da internet dos últimos tempos. Espero que toda a gente já a conheça e que desfrute verdadeiramente dela. Uma enciclopédia muito boa, grátis e muitíssimo funcional.

Hoje fui lá por curiosidade procurar informações sobre Ermesinde.

Por acaso não é dos melhores exemplos para ver na Wikipedia. É que algumas das informações não estarão lá muito correctas. Como por exemplo temos o seguinte:

"De ressalvar a Estação de Ermesinde que já foi considerada das melhores a nível Europeu e que serve muitos dos habitantes da cidade." Só se fosse há 50 anos... mas não me parece que a dessa altura tivesse alguma inovação! A actual, só se for porque a nível Europeu não há melhor a chover lá dentro! :)

Mais abaixo tem qualquer coisa de o mais absurdo possível e imaginário:
"CaracterísticasO aspecto mais importante e característico em relação a esta cidade não se sabe ao certo mas na região da Margem sul, mais propriamente Vale Milhaços, existe uma pessoa espectacular! Chama-se Ana Aguiar e é um anjo!"

Que cena triste vem a ser esta??????

Bem, resumindo, a páginas tantas aparece lá a secção "Património"

Aí encontramos o seguinte:
Palácio dos Mesquitas Quinta da Formiga Moinho do Abade Consulado do Equador Núcleo rural de S. Paio Real Convento da Nossa Senhora do Bom Despacho e da Mão Poderosa Igreja de S. Rita Ermida de S. Silvestre Casa do Ambrósio

(Parece faltar a Vila Beatriz...)

Posto isto sou levado a concluir que conheço algumas coisas... o que quer dizer que infelizmente apesar de pequena cidade... não conheço tudo dela.

O Palácio dos Mesquitas é o conhecido convento das Freiras. A quinta da Formiga... deve ter a ver com o Colégio. O moinho do Abade... não faço a mais pequena ideia. O consulado do Equador... é uma casa quase a cair na rua do Torres. O núcleo rural de S. Paio não sei o que é... Aliás em S. Paio não sei o que possa haver de interesse. Será a conhecida "Aldeia dos Lavradores"? O Real Convento da Nossa Senhora do Bom Despacho e da Mão Poderosa não faço ideia o que será... mas o nome não me é estranho. A Ermida de S. Silvestre também é conhecia... agora a Casa do Ambrósio... O que será? Conheço o Ambrósio... só não sei onde ele mora :)

P.S. De salientar também a freguesia de Alfena, vizinha e irmã de Ermesinde, cujo nome é único na toponímica de Portugal, possui uma capela datada de 1623, a Capela de S. Lázaro e tem o famoso núcleo rural de Punhete! :)

11 comentários:

D. disse...

o problema da wikipedia é que existe sempre alguém parvo que gosta de fazer figuras tristes... de resto, as informações não são muito crediveis... é preciso ter cuidado com isso... :)

José Carlos Gomes disse...

A Wikipédia é tão fiável como qualquer outra enciclopédia, concluiu um estudo recente internacional. Os erros são mínimos. Agora, há sempre parvos como esse da Ana Aguiar. Mas isso facilmente pode ser apagado.

O Moinho do Abade é aquele moinho devoluto quem vai da Resineira para Sampaio. A Casa do Ambrósio é em Sampaio, logo à entrada do lado direito, a seguir à capela.

Punhete era um objecto que os romanos usavam para partir e trabalhar a pedra manualmente.

João Pedro disse...

Esse moinho era o de entre-os-rios? Aquele que era no meio dum monte em que jogamos uma vez lá futebol? E a casa do Ambrósio é na Aldeia dos Lavradores. Hum... aquilo de património axo k n tem nada....

Nuno Sal disse...

Vale Milhaços?! Deve ser a Gandra :)

Zé do Telhado disse...

E o Estádio dos Sonhos? Não está entre o património cá da aldeia? ERRO GRAVISSIMO...ehehehehehe.

McBrain disse...

Punhete, bahahaha!

McBrain disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ermesinde

Já está corrigido!!

Anónimo disse...

Apenas para fazer um reparo quanto a uma localização incorrecta: o Moinho do Abade não é entre a Resineira e o Lugar de Sampaio, mas cerca de 30 metros antes de chegar à ponte da Linha do Minho, na sua margem sul. A sua melhor vista obtém-se da passagem pedonal sobre o Leça que liga a Trav Bartolomeu Dias à Trav Miguel Bombarda.

José Carlos Gomes disse...

Continuo a dizer que o moinho do abade é o que está devoluto entre a Resineira e Sampaio. Só perante provas de que estou errado é que aceito a correcção.

José Carlos Gomes disse...

O Fernando Vilela, em mensagem privada, apresentou-me essas provas. Portanto, eu é que estava errado... até prova em contrário.

João Pedro disse...

É o que dá teres a mania! :)

E conheces o comentador Fernando Vilela? :)