quinta-feira, abril 19, 2007

Viagens


Aqui há umas semanas atrás fui até à Covilhã/Serra da Estrela graças à minha FANTÁSTICA E ADORADA madrinha, que nos ofereceu um fim-de-semana num hotel, com direito a piscina coberta, ginásio e jacuzzi.

Já não ia à Covilhã desde que, em 97, decidi ir com uns amigos de comboio e com as bicicletas atrás. A viagem de trem demorou 8/9 horas graças ao marginal e à sua rota turística. Tenho cá uma sorte... Depois da viagem subir 8Km de serra não foi fácil. Fora o atentado de que eu ia ser vítima por ter ficado cerca de uma hora no único chuveiro de água quente do parque. E as refeições que eram invariavelmente sandes de atum feitas por nós devido à falta de liquidez:) Claro que havia quem fosse rico e fizesse os repastos no restaurante.

Desta vez foi tudo mais pacífico.

A Covilhã pouco mudou.

A Serra é bonita, se bem que muito árida. Muitas rochas. Pouca vegetação. Mas grandiosa e imponente. A Torre é um espaço engraçado se bem que coberta de neve deve ser mesmo fantástica. Desta vez tinha pouca. Ao menos os polícias lá são porreiros. Fiz inversão de marcha numa linha contínua a 3 metros da GNR. Mandaram-me parar mas ao menos só me disseram para ter mais respeito pela autoridade:) As Penhas da Saúde têm umas casas para turismo mesmo muito bonitas. As lagoas têm uma parede artificial para reter a água. É inevitável mas é pena não ser tudo mesmo natural.
A Serra tem locais bastante próprios que merecem ser visitados com mais calma, como por exemplo o vale glaciar.

O Hotel era bastante confortável e tinha um bar muito simpático.

A visitar novamente, com mais tempo, em grupo e com neve. Desta vez foi tudo muito rápido e mais íntimo, com a minha fantástica e maravilhosa faneca!



Muito Bom.

5 comentários:

José Carlos Gomes disse...

A neve não me atrai. Gosto das rochas, do verde, amarelo e acastanhado da vegetação e gosto de me sentar nas rochas, sozinho, à espera que cheguem os ciclistas. Isso sim, é vida!

Nuno Sal disse...

Pois, a falta de vegetação é normal, tendo em conta as condições do alto da Serra da Estrela.

Da última vez que lá estive, fui para um sitio isolado e deixei-me ficar lá, em silêncio sem uma única fonte de ruido...

Sente-se uma paz de espírito enorme.

raquelvilas disse...

Não me sinto completamente fascinada pela neve, a menos que signifique estar num ambiente quentinho e ver de longe através de uma janela que me atira para a paisagem... é fria como tudo... e molhada...

Tenho sim, uma atracção especial pelas cores... imaginei que a serra seria coberta de vegetação assim que a neve derretesse... ao que parece não é assim.

No entanto, acho que gostava muito de lá passar um fim-de-semana no Inverno, aconchegada numa daquelas casinhas rústicas que existem para lá! Chegou-me aos ouvidos que servem uns pequnos-almoços que são autênticos manjares... o descanso é fácil de obter, e podia entreter-me numas suecadas (mas para isso seriam precisos pelo menos 4) a beber um bom vinho do Porto, com uns nacos de queijo e presunto... um bacalhauzinho assado na brasa... Ouvir a madeira a estalar na lareira... tenho que conseguir ir lá um Inverno qualquer!

Sara Morgado disse...

Tu tens é uma sorte do caraças!

Raquel, essa tua ideia é genial. Qualquer coisa, desde que acompanhada por grandes comezainas :D

McBrain disse...

A Serra da Estrela é linda... nua e crua sem neve... penedos e mais penedos a perder de vista...

Adoro!