quarta-feira, fevereiro 07, 2007

VOTA SIM

És a favor da clandestinidade? És a favor da morte das mulheres nas tentativas de aborto? És a favor das viagens a Badajoz?, onde quem é rico safa-se sempre e quem é pobre é vitima mais uma vez nesta sociedade? És a favor de que se uma mulher se vir forçada a fazer um aborto ainda será presa? Ou como vêm agora os movimentos do não cheios de ideias que não tiveram desde 1998 mas que agora se lhes fez luz, e que mesmo estando no governo e sempre ignoraram este tema, seja obrigada a, mesmo que tenha passado por um aborto e pela dor que a lucidez lhe provocou ainda tenha de ir fazer trabalho comunitário? Achas mesmo que alguém vai usar o aborto como método contraceptivo? És ingénuo ao ponto de pensares que os métodos contraceptivos sejam 100% eficazes de modo a impedirem as gravidezes? Achas que tens o direito de mandar no corpo de alguém? Não????

ENTÃO VOTA SIM

Quem anda agora cheio de ideias já pelo governo passou e nunca pegou neste tema.

Se fossem os homens que engravidassem em nenhum país do mundo o aborto era considerado crime. Metiam todos a ética pelo orifício a cima!

São todos uma cambada de hipócritas.

21 comentários:

Anónimo disse...

Nunca li, nem mesmo durante a campanha um texto tão bom, conrdo plenamente com tudo o que escrito e é bastante importante que todos votem, abster-se é deixar mais mulheres morrer nas mãos d parteiras de bairro a fazerem abortos. É a realidade, penso que ningém é a favor do aborto mas legaliza-lo é sim uma obrigação de todos porque és a saúde que está em causa, nada mais! Não votar é deixar que os outros pensem por nós.

O sim é o correcto mesmo que esta campnha não seja das melhores.

Nuno Sal disse...

Procurando responder a todas as questões, mesmo aquelas que têm pontos de interrogação seguidos de virgulas :)

Ora cá vai:
- Não.
- Não.
Viagens a Badajoz? Não tenho nada contra quem lá queira ir, dizem que é bonito. :) Agora ao falar de se ter de lá ir para fazer um aborto, então a resposta é não.
- Não. A não ser que seja reincidente várias vezes nessa prática. Relembro também que com a actual proposta de alteração de Lei, mulheres que abortem após as 10 semanas ou que não o façam num estabelecimento de saúde, irão na mesma para a cadeia. Por isso e se tu respondes não a esta pergunta, então não entendo como podes defender esta alteração de Lei. Serás também culpado por mulheres que se vejam forçadas a fazer um aborto ainda sejam presas.
- Respondendo a uma das maiores perguntas que já vi: O trabalho comunitário é uma pena para mim aceitável, tendo em conta que do outro lado da balança da justiça estavam os direitos de um ser humano em formação.
- Métodos contraceptivos sei o que é. Agora anti-contraceptivo, desconheço, mas a avaliar pelo nome devem ter um efeito pouco recomendável. :) Quanto à pergunta, sei que o aborto ao ser despenalizado, passa a ser banalizado. Se já hoje vejo mulheres a dizer na televisão que "já desmancharam mais de 4", então acredito em tudo.
- Mais uma vez, os métodos contraceptivos não são 100% eficazes, mas entendo que deveria ser possível a Lei analisar as diferentes causas de um aborto e atribuir uma pena que fosse adequada a cada caso. Se o caso fosse o de um casal responsável que tenha tido o azar de ver o método contraceptivo falhar, não deveria ser penalizado da mesma forma que uma mulher que tivesse tido já 4 ou mais "azares".
- Por achar que ninguém tem o direito de mandar no corpo de ninguém, sou contra a despenalização. Esqueces e sempre esquecerás o corpo em formação de um ser humano que apenas precisa de tempo para ser igual a ti ou a mim.

Por tudo isto e muito mais, VOTO NÃO.

Podes criticar quem só agora tem ideias mas eu acho ainda mais criticável não ter nenhuma para além da posição inicial e não querer ouvir ideias de outras pessoas. Como diz o povo, mais vale tarde que nunca, mas há quem não pense assim.

Se ouvissem essas ideias, poderiam verificar que nem são tão más como isso. Representam um meio-termo onde ambas as partes poderiam fazer valer algumas das suas posições, tendo obviamente de ceder em certos aspectos, dos dois lados.

Mas isso não interessa nada porque as verdadeiras motivações deste debate sempre lá estiveram para quem as quisesse ou conseguisse ver. E nessa lista de motivações nunca esteve a verdadeira luta pela melhoria desta situação para as mulheres. E obviamente que também nunca esteve o respeito pelo direito à vida, o primeiro e mais fundamental dos direitos humanos.

Quanto a quem andou pelo governo, já lá andaram os dois lados da "barricada" e portanto são ambos culpados da actual situação.

Sara Morgado disse...

"Se fossem os homens que engravidassem em nenhum país do mundo o aborto era considerado crime."

Muito bom!

e disse...

Calma lá! Eu que sou pelo movimento do voto electrónico nas capoeiras, não posso aceitar que a culpa do governo se estar a cagar para o aborto clandestino venha parar acima de mim.

É claro que sou contra o sofrimento das mulheres, negócios à volta do aborto e merdas do género, mas (que me lembre) os senhores Cavaco, Guterres, Barroso, Santana e Sócrates (e mesmo o Marcelo) onde estavam quando foi preciso fazer alguma coisa? Lavaram as mãos.

Agora não me venham dizer que se eu votar Sim, Não, Nim ou se for citar o António Gedeão no boletim de voto, não me venham dizer que a culpa é minha.

Anónimo disse...

Governo deve tomar medidas em vez de pedir ao povo a solução

Não ! - Não à legalização do aborto através da falsa bandeira (engodo) da despenalização !

A despenalização do aborto é outra forma enganadora de combater o aborto. O número de interrupções de gravidez, no mínimo, triplicará (uma vez que passa a ser legal) e o aborto clandestino continuará - porque a partir das 10 semanas continua a ser crime e porque muitas grávidas não se vão servir de uma unidade hospitalar para abortar, para não serem reconhecidas publicamente.
O governo com o referendo o que pretende é lavar um pouco as mãos e transferir para o povo a escolha de uma solução que não passa, em qualquer uma das duas opções, de efeito transitório e ineficaz.
Penso que o problema ficaria resolvido, quase a 90 %, se o governo, em vez de gastar milhões no SNS, adoptassem medidas de fundo, como estas:

1 – Eliminação da penalização em vigor (sem adopção do aborto livre) e, em substituição, introdução de medidas de dissuasão ao aborto e de incentivo à natalidade – apoio hospitalar (aconselhamentos e acompanhamento da gravidez) e incentivos financeiros. (Exemplo: 50 € - 60 € - 70€ - 80€ - 90€ - 100€ - 110€ - 120€ -130€, a receber no fim de cada um dos 9 meses de gravidez). O valor total a receber (810€) seria mais ou menos equivalente ao que o SNS prevê gastar para a execução de cada aborto. (*)

2 – Introdução de apoios a Instituições de Apoio à Grávida. Incentivos à criação de novas instituições.

3 – Introdução/incremento de políticas estruturadas de planeamento familiar e educação sexual.

4 – Aceleração do "Processo de Adopção".


(*) Se alguma mulher depois de receber estes incentivos, recorresse ao aborto clandestino, teria que devolver as importâncias entretanto recebidas (desincentivo ao aborto). [Não sei se seria conveniente estabelecer uma coima para a atitude unilateralmente tomada, quebrando o relacionamento amistoso (de confinaça e de ajuda) com a unidade de saúde].

Estou para ver se os políticos vão introduzir, a curto prazo, algumas deste tipo de medidas. É que o povo, mais do que nunca, vai estar atento à evolução desta problemática.

Nuno Sal disse...

Tal como este anónimo diz e bem, o povo ou pelo menos uma parte dele vai estar atento. Seja qual for o resultado de Sábado, as coisas não terminam aqui.

Gostei também de algumas das ideias que apresentou.

José Carlos Gomes disse...

No sábado o resultado vai ser 3-0 para o Boavista. Já o Porto não joga. Agora, no domingo o resultado será a vitória do Sim, estou em crer!

Nuno Sal disse...

Tens toda a razão.

No fim de semana, o resultado para ti tem o mesmo significado, quer se trate de um jogo de futebol, quer se trate de um referendo.

Importa é ganhar.

Tal como os americanos no Iraque, os danos colaterais não interessam nada.

Importa é ganhar aos defensores do Não.

É esta a ligeireza das tuas motivações.

João Pedro disse...

Este gajo é que é neca. Engana-se no dia, diz-se-lhe uma brincadeira... e põe-se com estas boquitas da ligeireza...

José Carlos Gomes disse...

O moço está doente: o fanatismo tem destas coisas, coitado.

Nuno Sal disse...

Já tinha reparado que me tinha enganado no dia. Mas isso não invalida a resposta à neca que recebi.

De facto, de fanatismos percebes tu...

D. disse...

isso de distribuir dinheiro pelas grávidas é uma medida mesmo muito boa... aliás, é por isso que nos países nórdicos e na alemanha não existem abortos. como eles são países com as melhores politicas de natalidade do mundo, não há abortos... faz todo o sentido, se fosse votar votaria "não"... xD

Miguel... disse...

João Pedro este post roça os limites entre o ridiculo e o estupido ponto numero um, numero dois sabes que politica e moda são duas coisas diferentes não sabes? Mesmo havendo uma tendencia que está na moda há sempre quem difira e têm esse direito e o direito de não ser apelidado de fanatico apenas pq têm uma opinião diferente da tua... Se leres vêm tudo tu é que pareces o fanatico repara que disse pareces e não disse és!

João Pedro disse...

Dizes tu que roça esses limites. A mim não me parece. Seja como for, o SIM ganhou. Chupa!

Nuno Sal disse...

Desculpa mas esse teu comentário ultrapassa os limites... da maturidade.

Enquadra-se mais nos da infantilidade.

João Pedro disse...

Claro, o meu ultrapassa esses limites de maturidade. O outro gajo chamar-me ridiculo e estúpido ultrapassa o quê?

Miguel... disse...

O mais engraçado é que eu nem me dei ao trabalho de comentar o vencedro alias quando fiz o comentario ja sabia disso tive o cuidado de ver antes de comentar...lol! E sim tu proprio deves saber que fizeste um post ridiculo... E essa do chupa pah fabuloso mesmo acho que isso provou a validade das tuas opiniões e a ponderação com que as fazes!

Miguel... disse...

E eu não te chamei coisa alguma disse apenas que esse post era estupido e ridiculo não implicando que tambêm o sejas!

João Pedro disse...

A mim parece-me que quem faz merdas estúpidas e ridiculas também o será.

Quanto ao chupa, revela somente que não estou para te aturar, muito menos agora que já passou o referendo e levaste na cabeça!

E continuo a ter a certeza que o comentário não é ridiculo antes bastante verdadeiro. Agora que não te revejas nele... Tenho pena!

Miguel... disse...

Eu realmente nao te queria chamar nada mas se entensdeste assim lá teras as tuas raões quanto ao facto de não quereres levar com ninguêm ou comigo tens boa solução cortas o sistema de coemntários ao blog ou se quiseres manter esse sistema e continuares sem conseguir responder de maneira correcta ao que te comentam simplesmente apagas os comentarios. Quanto ao levaste na cabeça...Oh pah isto não era um jogo de futebol ok? Não foi o meu Benfica que perdeu... Ninguêm leva na cabeça ninguêm perde ninguêm ganha neste caso. Por fim a parte do tens pena que não me reveja no teu comentario, eu por acaso não tenho pena alguma que não te revejas na minha opinião pois compreeendo que tenhas a tua e respeito isso pura e simplesmente ao contrario do que tu fazes! I rest my case!

João Pedro disse...

Mas eu gosto de responder assim de modo arruaceiro. Se não gostas não venhas cá.

Isto para mim é um jogo. Um jogo que mete mulheres, igreja e política. Ganharam as mulheres, perdeu a igreja e perdeu a direita. Por isso, da parte que me toca, também posso dizer que ganhei.

Eu também respeito as opiniões dos outros, desde que elas sejam iguais às minhas, uma vez que eu tenho sempre razão naquilo que digo e penso.