Segundo notícia no JN, o cónego Tarcísio Fernandes Alves referiu apoiando-se no cânone 1398 do Código de Direito Canónico, que "quem provoca o aborto incorre numa excomunhão automaticamente".
Disse ainda num boletim paroquial que distribuiu que os "cristãos que votarem "sim" incorrem numa excomunhão e os "que se abstiverem de votar cometem um pecado mortal gravíssimo que os irá impedir de participar na missa".
Sobre o próximo boletim que vai distribuir: "O próximo vai dizer que legalmente, quem fizer aborto não poderá ter um enterro religioso"
Segundo o clérigo, a absolvição só pode ser dada à "pessoa que se mostrar arrependida do mal que fez e prometer não voltar a fazer o mesmo" e mesmo assim sob " licença expressa" do bispo.
Isto é tão lindo. Parece Monthy Python :))))))))))))))))))))))
Aqui vai o link... para que o Filipe, se cá vier, não se queixe... se bem que a notícia está quase toda aqui copiada:)
http://jn.sapo.pt/2007/01/17/dossier/_Excomunh_o_para_quem_votar_s.html
sexta-feira, janeiro 19, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Lindo!
E o linque é importantíssimo!!!
E os Monty Python têm um sketch com um Bispo!
Vejam aqui!
Nem há cá direito de escolha. Isto sim, é um gajo de pulso firme.
Mas é coerente. Se formos a ver pelo outro, fazer um aborto tem tanto peso negativo como o enforcamento semelhante ao do Saddam, logo, a pessoa deve ser excomungada.
Eheh! Totalmente anedótico.
Só há uma coisa que está mal. Os cavalheiros acham que é igual a um homicídio. Logo, deviam estar descontentes com a actual lei do aborto e não estar a defendê-la. É que a lei distingue claramente aborto de homicídio.
nunDeclarações tristes as desse senhor. Deus é perdão, não é castigo.
Embora não entenda porque isso vos incomoda tanto. A escomunhão é apenas para os cristãos, assim como as regras da Igreja Católica.
Não se preocupem que não correm risco nenhum de serem escomungados. :p
O que me incomoda é o que diz uma paroquiana desse cavalheiro e não o que ele diz. Passo a citar o pobre diabo, perdão, a pobre ovelha desse pastor.
«A comunidade católica de Castelo de Vide encara estes "avisos" de forma natural e aplaude a atitude do cónego. "Acho bem que expliquem os perigos do aborto às pessoas, principalmente a nós, os mais velhos, que nunca estudámos. O que sabemos é através daquilo que vemos na televisão", diz Piedade Godinho à entrada da igreja».
Enviar um comentário