quarta-feira, maio 03, 2006

Uma ida à Serra

Este fim-de-semana lembrei-me de ir a um local, que já não visitava há alguns valentes anos. No fim, dei-me por satisfeito… de ter sido há tanto tempo a última vez que lá tinha ido.

Esse lugar um tanto ao quanto desolador fica infelizmente em Valongo e deveria estar em muito melhor estado do que está.

A Serra de Santa Justa foi o sítio em questão. Ao chegar lá cima, só via cascalho e terra de possíveis recuperações de estradas e árvores todas partidas, possivelmente por causa dos últimos incêndios. Um bar lá em cima, um pouco abaixo da capela que não cheguei a visitar, novo, mas, aparentemente por estrear há já algum tempo. Isto para não falar duma fonte ou coisa que o valha que lá estava mas com a água toda porca e parada há um bom par de anos. Ah, não podíamos esquecer do tipo de povo que lá estava, aquele típico português que vai fazer piqueniques ao Domingo...

Posto isto, claro está, dei meia volta e vim embora. Lembrei-me então de outra coisa.

E se eu fosse a Couce?

E lá fui. Para ser mais preciso, não fui bem a Couce pois não me quis aventurar com o meu carro pela rua de terra batida e pedregulhos pois podia-o danificar. Parei o carro no início e fui a pé durante alguns minutos.

Acho que podiam fazer daquele recanto um dos locais mais bonitos do Grande Porto. Sei que chegou a haver um projecto para fazer uma recuperação mas penso que não foi bem sucedido. É pena. Valongo tinha muito a ganhar. Podia tornar a Serra um local de atracção turística com grande afluência, podendo até vir a ser um destino de pequenas férias.

Mas para já e durante uns bons pares de anos isso não vai ser possível visto o cheiro pestilento que o grande caudal do rio (para meu espanto, pois penso nunca ter visto o rio tão forte) possuía. Os peixes já devem ter ido todos ter com os anjinhos e toda aquelas espécies raras, pelo menos nestas bandas, devem ter os dias contados.

É pena ver assim um parque Paleozóico estar tão só e abandonado.

Ainda vi um pai com os seus dois filhotes de mochilas às costas, a regressarem duma “exploração” pela natureza a olharem para umas bonitas rochas que jorravam água pelas fissuras… Com o tratamento estão a dar a este espaço… não se irá verificar isto por muito mais tempo!

5 comentários:

Anónimo disse...

mt bem joao...
visitar sitios da terrinha!!

vais ver q couce ainda vai ser fonte de grandes inspiraçoes..


mokinhas

João Pedro disse...

Achas que sim? Hum... o que é que por lá terás andado a fazer?... :)

João Pedro disse...

Desculpa não te ter dado as boas vindas. E ainda bem que te decidiste a mandar pra qui uma boca. Obrigada :)

D. disse...

o melhor de tudo é o facto de em Valongo se ter construido prédios em cima de importantes fósseis... quanto a S.justa,agora é quase só quase para parolada e putas... :/

McBrain disse...

Damn it, e eu a pensar que a Câmara de Valongo tinha um Vereador do Ambiente! :-|