sábado, outubro 24, 2009

O velho e o mar

Acabei de ler um livro que francamente, não sei como ganhou os prêmios que ganhou e ainda premiou o autor com o nobel. O livro é "O velho e o mar" do Ernest Hemingway. Pode-me faltar sensibilidade mas o facto é que aquilo é de uma seca medonha. Em 90 páginas de livro, umas 70 são focalizadas na luta entre o velho e o espadarte de 5 metros. A luta nessas 70 páginas tem uma dinâmica idêntica à de um relato de um jogo de xadrez. Achei mesmo uma escrita muito pobre. Tenho tido muitas más experiências com escritores americanos...

5 comentários:

D. disse...

dele só li um texto pequeno ácerca da segunda mundial, portanto não sei se é um ou mau escritor. de escritores norte-americanos também só li o paul auster, e recomendo a leitura dele. acho que irias gostar :)

McBrain disse...

Desconheço, infelizmente...

Ando mesmo focado em livros de história mesmo :-)

João Pedro disse...

Podias dar alguns nomes dos livros de história que estás a ler. Pode ser interessante.

Este do Velho e o Mar valeu-lhe o Nobel e o Pulitzer. Mas eu só conhecia e de nome o "Por Quem os Sinos Dobram" e o "Adeus às Armas". Mas fiquei sem vontade de os ler...

José Carlos Gomes disse...

O Velho e o Mar não valeu nobel nenhum. O nobel premeia sempre A obra e não UMA obra. Quanto ao conteúdo e à forma de escrita nada posso dizer, nunca li nada do senhor. Tenho este O Velho e o Mar, mas nunca tive vontade de o ler. Já peguei nele, li umas linhas e não me seduziu.

João Pedro disse...

Valeu no sentido de ter sido considerada uma das melhores ou mesmo a melhor obra dele...